HISTÓRIA
A Tatuagem Old School, que tem temas voltados à Marinha, imagens de mulheres, corações, rosas e flâmulas, com textos ou datas especiais teve como berço dessa escola a Chatham Square, em Nova York, difundida por Samuel O'Reilly, que patenteou a maquina elétrica de tatuar, em 1891.
Seu discípulo, Charlie Wagner continuou o negócio após sua morte, por volta de 1908, fez algumas modificações na máquina de tatuar, alinhou as bobinas e patenteou sua marca e modelo, que é bem semelhante aos modelos de hoje.
Como a tatuagem não era conhecida na época, os tatuadores do bairro tatuavam suas mulheres para despertar a curiosidade e o interesse.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a arte se popularizou, como símbolo de força, bravura e coragem.
Após a depressão na década de 1920, a Chatham Square perdeu a popularidade e os tatuadores espalharam-se, trabalhando em especial perto de bases navais.
A tatuagem old school então tornou-se símbolo da personalidade de quem a ostentava, contando as historias de viagens dos marinheiros.
Lembrando que foram marinheiros ingleses, com James Cook, com o contato com polinésios, que ajudaram a difundir essa arte pelo ocidente.
Além disso, como os temas ligados ao mar tinham íntima relação com a vida desses homens, que viviam em guetos das cidades e eram, em sua maioria, homens das baixas classes sociais, a temática old school também tinha essa conotação de underground.
A impopularidade da tatuagem cresceu ainda mais após a Segunda Guerra Mundial, remetendo a imagem de rebeldia, difundida na época por Marlon Brando e James Dean e ascensão do Rockabilly, que representa o jovem rebelde infrator, por vezes tatuado, e que pouco respeitava a cultura americana.
Com um surto de hepatite no início da década de 60, a tatuagem ficou totalmente na clandestinidade, tornando-se ilegal.
Após a proibição, a tatuagem old school ficou esquecida.
A ARTE OLD SCHOOL
Difundida entre marujos, usando pouca tecnologia e a pouca habilidade dos tatuadores, a arte da old school caracterizava-se por traços simples e cores fortes.
Um dos principais expoentes do estilo é Norman Keith "Sailor Jerry" Collins, inspirado pelas culturas japonesa e chinesa e pelos temas ligado a navegação.
PRINCIPAIS TEMAS
Os principais símbolos representados nas tatuagens old school são:
-Rosa-dos-ventos e a estrela náutica, indicadoras de direção;
-Andorinhas, símbolo de boa sorte, são aves migratórias que representavam a fidelidade do viajante ao lar e a promessa de retorno;
-Âncoras, tatuadas principalmente pelos marinheiros mais velhos, simbolizava resistência;
-Rosas vermelhas, que remetiam ao amor, e pretas, a morte. Com adagas e caveiras eram símbolos de decepção ou perda de alguém querido;
- Coração, com palavras, normalmente “pai”, “mãe” ou o nome de mulher, e flechas;
-Flâmulas, com frases e palavras;
-Mulheres semi-nuas e Pin-up;
-Águia, símbolo dos Estados Unidos, difundida na época da Segunda Guerra Mundial;
-Símbolos da Harley-Davidson.
Fonte: WIKIPÉDIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem_old_school
Imagens da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário